terça-feira, 10 de agosto de 2010

Acordo de Trabalho - Agosto de 2010

Objetivo da disciplina: aprender a elaborar relatórios e pareceres técnicos dentro das normas ABNT, desenvolvendo as competências de pesquisa e comunicação oral e escrita.

Ementa resumida: elaboração de relatórios técnicos e palestras técnicas, conforme normas da ABNT.

Critérios de Aprovação:

Desafio 1: Projeto de pesquisa do tema contratado e apresentação do projeto.
Peso: 20% da nota final (projeto com 10% e apresentação com 10%)
Prazos: projeto escrito até
14/09/2010 projeto escrito
14/09/2010 apresentação de 50% dos projetos
21/09/2010 apresentação de 50% dos projetos

Desafio 2: Relatório de palestra técnica ou de visita técnica de Engenharia Elétrica do segundo semestre de 2010.
Peso: 20% da nota final
Prazo: 05/10/2010

Desafio 3: Relatório técnico do tema contratado versão escrita inicial.
Peso: 20% da nota final
Prazo: 26/10/2010

Desafio 4: Palestra técnica sobre o tema contratado escrito.
Peso: 20% da nota final
Prazos:
09/11/2010 para turma 1 (08 alunos)
16/11/2010 para turma 2 (08 alunos)
23/11/2010 para turma 3 (08 alunos)
30/11/2010 para turma 4 (08 alunos)

Desafio 5: Relatório técnico do tema contratado versão escrita final.
Peso: 20% da nota final
Prazo: 1 semana após a apresentação (desafio 4)

Critério de aprovação: média ponderada das avaliações maior ou igual a 50.
observação: não haverá exame ou 2a. chamada

Frequência mínima: 75% de presenças (máximo de 7 faltas)

Regras acordadas (contratadas):
1)Legalidade: só serão aceitos alunos regularmente matriculados.

2)Dedicação: solicita regime de dedicação às aulas, evitando saídas desnecessárias e celulares desligados; fica estabelecida uma tolerância de 15 minutos de atraso ou saída adiantada por aula em relação às faltas. Caso o professor necessite faltar, avisará com antecedência e negociará a data de reposição das aulas e prazos de entregas.

3)Autonomia: cada um é responsável inteiramente pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, bem como de sua equipe, gerenciando seu progresso e solicitando apoios quando necessários.

4)Prazo: corresponde a 20% da nota de cada desafio, que deverá ser entregue na data acordada; é admissível um atraso de até 1 semana, com penalização dos 20% da nota do desafio; após 1 semana a nota total do desafio será automaticamente zerada.

5)Normas técnicas: representa 10% da nota de cada desafio, que corresponde ao atendimento aos requisitos das especificações de cada desafio e conformidade às Normas Técnicas ABNT pertinentes com Editoração, Citação, Referências Bibliográficas, Relatórios Técnicos, Figuras e Tabelas, etc.

6)Conteúdo: tem peso igual a 50% da nota de cada desafio e está relacionado com autoria e relevância do tema; onde se avalia a suficiente profundidade de exploração e o grau de interesse que pode despertar na comunidade de Engenharia Elétrica. Cópias totais ou parciais de outros autores anularão a nota total do desafio; a não ser aquelas colocadas como anexo ou que seguirem as regras de Citação e Referências; documentos parciais ou totalmente idênticos anularão as notas dos alunos envolvidos, independentemente de quem os tenha efetivamente elaborado.

7)Objetividade e clareza: valem 10% da nota de cada desafio e representa a forma objetiva, fluída e clara de exploração e explanação do conteúdo, sem repetições, com figuras, tabelas e esquemas que contribuam com a fácil apreensão do conteúdo.

8)Estrutura: tem peso de 10% da nota de cada desafio, compreende as partes exigidas de cada desafio, com começo, meio e fim, englobando capa, introdução desenvolvimento com conceitos e comparações, conclusões, referências, apêndices e anexos.

9)Apresentações: deverão ser em powerpoint ou programa de suporte a apresentação similar, quando assim forem solicitadas, respeitando tempo, estrutura, normas, clareza e suficiente desenvolvimento do conteúdo, com conceituações, aprendizados técnicos, gerenciais e demonstrações pertinentes e atendimento aos requisitos especificados.

10)Networking: todos tem o compromisso de desenvolver as relações interpessoais dentro e fora da UFPR, formando uma rede de relacionamento com confiança e respeito mútuo, mantendo o clima da equipe e da turma em nível produtivo, evitando juízo de valor e mantendo o foco de aprendizagem colaborativa.

11)Feedback: a qualquer tempo, qualquer um tem o direito de expor suas impressões (feedbacks) em relação ao desenvolvimento da disciplina, de modo a melhorar o andamento das atividades.

12)Coordenação: o professor se compromete em trazer conteúdos atualizados, através de estímulos adequados, integrando-os aos objetivos maiores do Curso, auxiliando plenamente o desenvolvimento individual e das equipes.

Curitiba, 10 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário