Objetivo da disciplina: aprender a elaborar relatórios e pareceres técnicos dentro das normas ABNT, desenvolvendo a capacidade de pesquisar, redigir e comunicar assuntos técnicos.
Ementa resumida: elaboração de relatórios técnicos e palestras técnicas, conforme normas da ABNT.
Critérios de Aprovação:
Desafio 1: Atividades Iniciais + Projeto de pesquisa do tema contratado e apresentação do projeto.
Peso: 20% da nota final (projeto + apresentação)
Prazos: projeto escrito em 17/04/2012 e apresentação em 24/04/2012
(o Projeto escrito deve ser revisado em 1 semana para formalização da nota)Desafio 2: Relatório técnico escrito de uma palestra técnica de seu curso de formação, recém ocorrida.
Peso: 20% da nota final
Prazo: 08/05/2012
Desafio 3a: Relatório Técnico escrito do tema contratado.
(Deve ser revisado em 1 semana para formalização da nota 3a)
Prazo: 22/05/2011
Desafio 3b: Apresentação individual do tema contratado.
Peso: 20% da nota final com média geométrica entre 3b e 3a (validado)
Prazo: 29/05/2012
Desafio 5: Relatório de visita técnica a uma empresa relacionada com seu curso de formação em Grupo de 3 ou 4 pessoas.
Relatório Escrito
Apresentação
Peso: 20% da nota final
Prazo: 12/06/2012
Critério de aprovação: média ponderada das avaliações maior ou igual a 50.
observação: não haverá exame ou 2ª chamada
Frequência mínima: 75% de presenças (máximo de 7 faltas)
Regras acordadas (contratadas):
1)Legalidade: só serão aceitos alunos regularmente matriculados.
2)Dedicação: solicita regime de dedicação às aulas, evitando saídas desnecessárias e celulares desligados; fica estabelecida uma tolerância de 15 minutos de atraso ou saída adiantada por aula em relação às faltas. Caso o professor necessite faltar, avisará com antecedência e negociará a data de reposição das aulas e prazos de entregas.
3)Autonomia: cada um é responsável inteiramente pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, bem como de sua turma, gerenciando seu progresso e solicitando apoios quando necessários.
4)Prazo e tempo: corresponde a 20% da nota de cada desafio, refere-se a Relatórios entregues na data acordada e Apresentações feitas no tempo estabelecido; é admissível um atraso de até 1 semana, com penalização de até 20% da nota do desafio; após 1 semana a nota total do desafio será automaticamente zerada.
5)Normas técnicas: representa 20% da nota de cada desafio, que corresponde ao atendimento aos requisitos das especificações de cada desafio e conformidade às Normas Técnicas ABNT pertinentes com Editoração, Citação, Referências Bibliográficas, Relatórios Técnicos, Figuras e Tabelas, etc.
6)Conteúdo: tem peso igual a 40% da nota de cada desafio e está relacionado com autoria e relevância do tema; onde se avalia a suficiente profundidade de exploração e o grau de interesse que pode despertar na comunidade de Engenharia Elétrica. Cópias totais ou parciais de outros autores anularão a nota total do desafio; a não ser aquelas colocadas como anexo ou que seguirem as regras de Citação e Referências; documentos parciais ou totalmente idênticos anularão as notas dos alunos envolvidos, independentemente de quem os tenha efetivamente elaborado.
7)Objetividade e clareza: valem 10% da nota de cada desafio e representa a forma objetiva, fluída e clara de exploração e explanação do conteúdo, sem repetições, com figuras, tabelas e esquemas que contribuam com a fácil apreensão do conteúdo.
8)Estrutura: tem peso de 10% da nota de cada desafio, compreende as partes exigidas de cada desafio, com começo, meio e fim, englobando capa, introdução desenvolvimento com conceitos, argumentações, comparações, conclusões, referências, apêndices e anexos.
9)Apresentações: deverão ser em powerpoint ou programa de suporte a apresentação similar, quando assim forem solicitadas, respeitando tempo, estrutura, normas, clareza e suficiente desenvolvimento do conteúdo, com conceitos, aprendizados, argumentações e/ou demonstrações pertinentes e atendimento aos requisitos especificados.
10)Networking: todos tem o compromisso de desenvolver as relações interpessoais dentro e fora da UFPR, formando uma rede de relacionamento com confiança e respeito mútuo, mantendo o clima da turma em nível produtivo, evitando juízo de valor e mantendo o foco de aprendizagem colaborativa.
11)Feedback: a qualquer tempo, qualquer um tem o direito de expor suas impressões (feedbacks) em relação ao desenvolvimento da disciplina, de modo a melhorar o andamento das atividades.
12)Coordenação: o professor se compromete em trazer conteúdos atualizados, através de estímulos adequados, integrando-os aos objetivos maiores do Curso, auxiliando plenamente o desenvolvimento individual e das equipes.
Curitiba, 6 de março de 2012.
Miro - Waldemiro Pedroso Sobrinho
miropedroso@terra.com.br
9689-1009
De acordo, Andrey Gustavo de Oliveira
ResponderExcluirDe acordo.
ResponderExcluirDe acordo.
ResponderExcluirThais Endo
De acordo, Leonardo Luiz Peres
ResponderExcluirDe acordo.
ResponderExcluirThiago Castagnoli
De acordo,
ResponderExcluirRaiff Sales.
De acordo.
ResponderExcluirFernando Takao Kimura
De acordo.
ResponderExcluirVicente Ibanez
De acordo.
ResponderExcluirIvan Michel de Souza
De Acordo
ResponderExcluirEduardo Betezek Monteiro
De acordo, Ricardo Schumacher.
ResponderExcluirDe acordo. José Bay
ResponderExcluirDe acordo.
ResponderExcluirAmanda Eloy